A melhor forma de organizar suas finanças, sair das dívidas e economizar ou fazer o dinheiro render é controlar melhor seus gastos diários e mensais. Na internet, é possível achar várias tabelas ou aplicativos que irão se adequar ao seu estilo de vida. Eles possuem fórmulas que calculam os gastos automaticamente, logo após o preenchimento das células. Para quem quer algo mais personalizado, é possível criar a sua própria tabela usando o Excel e deixando anotado tudo o que vai ser gasto ao longo dos dias. Confira algumas dicas do que não pode faltar na sua planilha:
1. Controle todos os gastos do mês
Utilize planilhas de contas a pagar e valores a receber, assim você anotará todos os seus gastos e todos os seus ganhos. A planilha possibilita que você anote o item, a data de vencimento, o valor e o status do pagamento, mantendo um controle completo de suas contas.
2. Estabeleça prioridades
Verifique o que é essencial e o que é dispensável em seu orçamento pessoal, assim você evita comprometer sua receita com compras que não pode pagar e não se enche de dívidas. Além disso, o dinheiro que você deixa de gastar em itens supérfluos pode ser investido.
3. Estabeleça metas
Como não podemos prever o futuro, é necessário mantermos uma reserva de contingências para eventuais imprevistos, como uma doença ou um acidente de carro.
4. Aprenda a utilizar o cartão de crédito
Ao estabelecer prioridades e metas, o seu orçamento pessoal começa a tomar forma e enxergar o seu futuro financeiro fica mais fácil. Com isso, você também aprende a utilizar o cartão de crédito. Ao contrário do que muitos pensam, não é proibido utilizá-lo, mas é necessário ter sabedoria. Ao parcelar, avalie quanto de sua renda ficará comprometida no próximo mês e se você realmente tem a capacidade financeira para contrair esta dívida.
5. Planeje os seus gastos
Aprenda a fazer compras. Ou seja, avalie se o impacto que tal compra terá nas suas despesas e se suas receitas comportam a compra de um novo carro, por exemplo.
Como você pode perceber, um dos segredos para que o seu orçamento pessoal funcione é o controle. Registre todas as despesas e receitas realizadas e previstas, sempre avaliando o impacto de seus gastos no orçamento.