Dicas para comprar e preparar carnes sem desperdício - e com economia

É importante aprender a comprar e preparar carnes corretamente

As carnes ajudam a suprir a necessidade diária de proteína e outros nutrientes e por isso estão sempre presentes na mesa dos brasileiros. No entanto, as carnes também são um dos itens mais caros da nossa alimentação.

Para não desperdiçar este alimento e ainda economizar o dinheiro do orçamento doméstico, é importante aprender a comprar e preparar carnes corretamente. Veja algumas dicas:

Consuma apenas o necessário. Uma maneira de economizar é diminuir as porções que comemos. “Uma a duas porções de carne por dia, divididas entre o almoço e o jantar, são o suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais de uma pessoa adulta”, garante a nutricionista Larissa Martins Tanus, do Programa Alimente-se Bem, do Serviço Social da Indústria (SESI). Isso significa que é possível comer um bife pequeno (de 100g a 120g) no almoço e mais cinco colheres (sopa) de carne moída no jantar. Ou uma coxa ou sobrecoxa de frango no almoço e um filé pequeno (de 100g a 120g) de peixe no jantar. Assim, já estaríamos abastecendo o corpo com tudo o que as carnes têm de bom, sem exageros que comprometem a boa forma, a saúde e o bolso.

Faça a carne render. Isto é possível se adicionarmos outros ingredientes na hora do preparo, como legumes e verduras. A carne moída, por exemplo, pode virar um delicioso rocambole, com cenoura, tomate e espinafre no recheio. Também pode ser utilizada na receita de um quibe assado, quando misturada ao trigo.

Aprenda a usar a carne de segunda. Se você evita comprar esses cortes porque a carne é mais dura, uma opção é amaciá-la com frutas. Um truque das nutricionistas é espalhar mais ou menos ½ copo (100 ml) de suco de abacaxi ou de mamão (100 ml) em cima da carne (cerca de 1 kg) e esperar, no máximo, 10 minutos antes de lavar. É o suficiente para que ela fique mais macia, sem perder o sabor e sem prejudicar a saúde. Outra dica é cortar uma cebola grande em rodelas e acomodá-las em cima da peça de carne, deixando agir durante a noite, para prepará-la no dia seguinte.

Evite as bandejinhas. Na hora de comprar a carne, prefira as peças inteiras, principalmente se você já tem prática em limpar e cortar. Caso contrário, peça ao açougueiro para fazer isso, mas prepare-se para pagar um pouco mais pelo alimento. Só evite, a todo custo, comprar as carnes já fatiadas e acondicionadas em bandejas, que costumam ficar disponíveis nas geladeiras dos supermercados. Essas são, sem dúvida, bem mais caras que as demais.

De vez em quando, substitua a carne por outras fontes de proteínas. Podem ser ovos, queijos e carnes de soja. Experimente, por exemplo, usar a proteína de soja para fazer hambúrgueres. O resultado é incrível!


Aproveite o melhor de cada corte 
Tanto as carnes de primeira quanto as de segunda podem render pratos pra lá de saborosos. É só saber preparar!

  TIPO DE CARNE

   PRIMEIRA

   SEGUNDA

   COMO USAR

Acém

 

         X

Vai bem cozida, assada, refogada ou moída. Para a carne de panela feita em panela de pressão, com legumes, é uma das melhores opções.

Paleta

 

         X

Possui um miolo macio e saboroso e também pode ser utilizada para carne de panela.

Fraldinha

 

         X

Saborosa e macia, fica ótima em churrascos (peça inteira) e em preparos rápidos na chapa ou no forno.

Ponta de agulha

 

         X

Pode ser consumida moída ou refogada com legumes e verduras.

Capa de filé

 

         X

Tem muitos nervos. Se bem cozida, na panela, fica bastante saborosa.

Músculo

 

         X

Carne dura, gelatinosa e saborosa. Ótima para cozidos, sopas e guisados.

Aba de filé

 

         X

Tem muitos nervos e rende uma boa carne moída para ser utilizada em cozidos com legumes e verduras.

Cupim

 

         X

Muito saboroso, pode ser preparado cozido ou em forma de churrasco.

Filé mignon

         X

 

Magra e muito macia, de sabor suave. Indicada para bifes na chapa, picadinhos e rosbife.

Contrafilé

         X

 

Muito saborosa, com gordura entremeada entre as fibras. Ótima pedida para bifes na chapa ou salteados.

Alcatra

         X

 

Corte macio, ótimo para bifes, picadinhos, estrogonofe e salteados.

Patinho

         X

 

Magra, porém, meio dura. Ótima para moer e ser usada em recheios de tortas, quibes e guisados.

Coxão duro

         X

 

Dura, porém, saborosa. Pode ser preparada moída, para montar hambúrgueres. Também pode ser servida desfiada, como recheio de sanduíches. Em pedaços, precisa de um tempo maior de cozimento.

Coxão mole

         X

 

Mais macia, porém, exige cozimento prolongado. Vai bem em guisados e bifes enrolados.

Lagarto

         X

 

Magra e um pouco dura. Boa para rosbife e para ser consumida em fatias finas, depois de cozida na panela de pressão, com molho.

Maminha

         X

 

Vai bem se preparada no forno ou na panela e exige um cozimento mais longo.

Picanha

         X

 

Macia, tem uma capa de gordura que  lhe confere um sabor todo especial. É o corte preferido dos amantes de churrascos

 

E aí na sua casa, a família já encontrou um jeito de reduzir os gastos com o consumo de carne? Não deixe de investir nas receitas que não utilizam o produto no seu preparo, você pode se surpreender com o sabor e gastar bem menos.

Tags: alimentação carnes economia qualidade de vida

Veja mais